Carolina C.

Minha foto
Sou influenciada a escrever por tudo o que ouço,toco,vejo,sinto e leio. E por lembranças também, portanto a autoria é das projeções do meu mundo.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

E se não sonhássemos?


Imagine um mundo sem fantasias, casos estranhos, sem monstros ou bruxas, deuses ou ninfas, reis e rainhas, cavaleiros e amazonas, criaturas parte animal parte homem, gnomos, fadas, sem os sábios e seus pensamentos sobre a vida. O que consegue imagina? Nada, não é? Eu também imaginei isso e também me vi infeliz, porque o que me faz viver são os sonhos que eu tenho, tanto para fugir da realidade quanto para acompanhá-la. Aqui estão apenas três das várias consequências que iriam acontecer se não sonhássemos:

1-Perderíamos a capacidade de resolver problemas
Algumas pesquisas relacionam o sonho aos insights, que são aquelas sacadas geniais que mudam o mundo, como a invenção da roda. O químico alemão Kekulé, apontado como um dos descobridores do benzeno - molécula em forma de anel com 6 átomos de carbono - disse que a descoberta surgiu de um sonho em que viu uma serpente mordendo o próprio rabo.

2-Não teríamos experiência para lidar com algumas situações da vida
O psicólogo Antti Revonsuo da Universidade de Turku, na Filândia, afirma que o sonho serve para simular ameaças reais. Um home das cavernas, por exemplo, ao sonhar com um predador, teria mais chances de se defender do bicho. Sem sonhos, ficaríamos vulneráveis e teríamos medo de tudo, sem discernimento.

3-Animais no poder
O homem se firmou como espécie dominante graças às suas habilidades intelectuais. Sem o sonho, o aprendizado ficaria comprometido. Não aprenderíamos a escrever, não teríamos capacidade de desenvolver a agricultura, para inventar o dinheiro, para fabricar armas atômicas...seríamos, enfim, uma espécie sem grandes talentos. e algum outro bicho que sonha - mamíferos e aves - poderia ocupar nosso trono na natureza

Tá vendo? Além de não criarmos o nosso próprio mundo de fantasia, o nosso mundo real seria desse jeito. Sonhe muito, dormindo e principalmente acordada.

Fonte: Revista SuperInteressante

Nenhum comentário:

Postar um comentário