Carolina C.

Minha foto
Sou influenciada a escrever por tudo o que ouço,toco,vejo,sinto e leio. E por lembranças também, portanto a autoria é das projeções do meu mundo.

domingo, 3 de outubro de 2010

Séculos: passado, presente e futuro

Quando leio contos europeus e orientais, aqueles cheios de guerras, fadas, espíritos malignos, donzelas, pobres, crianças e incontáveis personagens e lugares, materializo todo esse clima em minha mente e vejo que o passado é melhor que o presente. A vida tinha mais significado, as pessoas aproveitavam cada instante de suas vidas no contemplar da natureza, ou a própria avareza de cada uma seguia-se de pensamentos constantemente aguçados e inteligentes. Claro, havia todas as maldades da época; as pessoas de alto escalão cometiam barbaridades que muito raramente se cometem hoje. Mas maldades todos encontramos na vida, sejam elas dolorosas demais ou não, depende de nós a intensidade de cada dor. Deixando as mazelas de lado, gosto de imaginar o significado que o tempo tinhas para as pessoas. O tempo era lento, prazeroso às vezes. As sensações tinham um valor maior, eram calculadas em suas infinitas possibilidades de intenção. Cada sobrevivente era um investigador, não existiam coisas prontas para que ele tivesse o luxo de usar e não poder procurar por uma solução própria. Os séculos anteriores foram os séculos de descobertas, de trabalho investigativo, de história e por esses fatos, hoje, século XXI, não existe mais nada a se descobrir, acreditar, relevar... é o que parece. Posso estar errada, pois sou eu quem faço minha felicidade mas, penso que cada tempo que passa é um tempo que vai rápido, que não dá para aproveitar tudo isso, que já é pouco. Sim, posso estar errada, mas como desejo viver o passado, mesmo com todas as dificuldades.
Mas preciso confessar que tudo que escrevi aqui são suposições. Não sei exatamente como era o passado, não sei porque não vivi lá. Só posso dizer algo se tiver sentido esse algo, e nesse caso, não senti o tempo passado. Apesar disso, opino sobre o tema e acredito que o MEU passado é bom e que eu queria estar lá.
Já reclamando do presente, digo que tenho medo do futuro. Será que a terra do solo vai deixar de existir? O mato, mosquitos,a luz do sol penetrando a floresta...será que tudo o que restou hoje vai existir no futuro? Tenho medo do que o humano possa se transformar, ele poderá ser uma dessas máquinas incompreensíveis, mais incompreensíveis e imprevisíveis que os próprios humanos. Será que não seremos mais animais e sim seres inanimados? Desejo morrer antes que isso aconteça, já não aguento mais a artificialidade de hoje, tudo muito falso.
Tenho medo de viver o futuro programado e que todas as minhas imaginações sobre o passado não se realizem em minha consciência, que provavelmente será tomada pelo futuro certo.

Um comentário:

  1. Oi... tudo bem?
    Muuito bom o seu blog, suas idéias e seu bom gosto. Parabéns pelo trabalho.
    Estou te seguindo.
    Beijos no coração,
    EDU (http://edurjedu.blogspot.com)
    Orkut http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=4691439143998052531

    ResponderExcluir