Carolina C.

Minha foto
Sou influenciada a escrever por tudo o que ouço,toco,vejo,sinto e leio. E por lembranças também, portanto a autoria é das projeções do meu mundo.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Sociedade Moral

Por que tanto deve se obedecer às leis? Será que elas têm tanto valor assim?
Para mim não. Foram feitas para comandar pessoas sem senso crítico, são como cartas na mão de um jogador. Se você quer se dar bem, é só saber qual lei te protegerá e tudo certo. E isso vale para todos, claro, as leis são democráticas. E se são válidas para todos, valem também para pessoas que cometem crimes considerados terríveis pela sociedade, e claro, para o júri. Mas não, a ordem é ser imparcial, ou seja, siga as leis e não demonstre nenhum tipo de dó, raiva, compreensão...nenhuma emoção. E assim essa vida "direita" segue, alguns saem bem e outros saem mal, para alguns é feita justiça, outros carregam a culpa do outro por anos na cadeia. Quem é a culpada de tudo isso? As Leis, que não permitem nenhum tipo de "senso crítico moral" nas pessoas. Ou seja, qualquer um é impedido de exercer a moral, que toda sociedade aceita, e mudar a sua situação.
Vou dar um exemplo. Uma garota é estuprada. Um crime horrendo, ninguém aceita, fazem protestos na cidade. O caso vai ao júri. O advogado do estuprador é bom, conhece as leis, leu toda a constituição e vai fazer o seu melhor para defender o cara que te pagará uma boa grana no final, claro, ganhará mais se vencer a causa. As reuniões no júri se seguem, passam os dias, a menina ficando ainda mais traumatizada com tudo aquilo. Até que chega o grande dia, a Excelência dirá condenará ou absolverá o réu. E quando todos esperavam a sua vingança, rápido sai a voz: " O réu está absolvido". Todos ficam revoltados, tristes, nervosos, apenas os dois cretinos riem da vitória e saem do júri para beber uma. E tudo isso aconteceu por que? Porque durante o julgamento, o grande advogado soube preservar todos os direitos (leis), de seu cliente e usá-las como arma para tirar ele daquela enrascada, enquanto o outro advogado, não conseguiu rebatê-los, pois assim estaria desvalorizando e descartando os direitos do réu, estaria indo contra a LEI.
A moral permanece na sociedade de acordo com sua cultura. Se ela não seguir essa moral, estará indo contra mesma. É um choque de valores. Ou você segue o que acha certo, ou segue o que é considerado certo seguir, o Estado. Portanto, eu sigo minhas próprias leis. Podem falar de minhas infrações, mas não abro-mão do que penso certo para mim, para todos. A minha justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário